Comunicando nossas Marcas Responsavelmente

Comunicando nossas Marcas Responsavelmente
Todos os profissionais de marketing e agências parceiras devem obter a licença do Código de Marketing Mars antes de iniciar qualquer trabalho de comunicação de nossas marcas

Somos fabricantes de alguns dos chocolates, balas, gomas de mascar e alimentos mais amados do mundo. Por isso, temos uma grande responsabilidade em comunicá-los de forma adequada, especialmente para crianças e em canais digitais.

Nosso Código de Marketing

Queremos que as pessoas confiem em suas marcas favoritas Mars, e por isso temos um Código de Marketing Global abrangente que define diretrizes rígidas para fazer qualquer comunicação de nossos alimentos, chocolates, balas e gomas de mascar em todos os nossos mercados. Leia o nosso Código de Marketing completo aqui.

A conformidade com o nosso Código de Marketing é auditado anualmente por uma empresa externa em vários países. Também fazemos parte de uma coalizão das indústrias, a Food and Beverage Alliance International (IFBA), onde as empresas associadas se comprometeram a adotar práticas de marketing comuns.

Nosso time de Marketing é responsável pela conformidade com nosso Código de Marketing. Isso garante ser uma parte integrante do seu trabalho. Por exemplo, a Mars Chocolate definiu um time responsável como embaixadores globais. Este grupo tem objetivos claros e planos para suas regiões, como a garantia de que os processos de treinamento e governança estão corretos e acontecendo, assim como que todos os websites de chocolate da Mars estejam de acordo nosso Código de Marketing.

Um processo de escalonamento global permite aos associados esclarecer e revisar “áreas cinza” de atividades de marketing antes de serem lançadas. Exemplos decorrentes deste processo são posteriormente utilizados em nosso treinamento de Código de Marketing, de modo que os associados possam aprender com cenários desafiadores reais.

O Código de Marketing faz parte do nosso programa de treinamentos da Mars University. Temos desenvolvido diversos cursos de formação para serem aplicados durante reuniões dos times de Marketing para desenvolvimento da estratégia, formação e desenvolvimento de competências. Um módulo de e-learning básico, disponível a todos os associados e parceiros de nossas agências, torna claro que cada associado tem a responsabilidade de cumprir com o Código. Nossa política exige que todos os associados de Marketing e agências parceiras devem obter a licença do Código de Marketing antes de iniciar qualquer comunicação de nossas marcas, garantindo que cada associado é pessoalmente encarregado pelo marketing responsável.

Não comunicar para crianças

Um ponto importante do Código de Marketing da Mars é o nosso compromisso de não dirigir publicidade a menores de 12 anos. Em 2007, fomos a primeira empresa de alimentos a anunciar um compromisso global de parar de comunicar alimentos, chocolates e balas a menores de 12 anos.

Especificamente, nós não compramos tempo ou espaço de publicidade se for provável que mais de um quarto da audiência seja menor que 12 anos e não anunciamos em websites destinados a menores de 13 anos. Visitantes da maior parte de nossas páginas na web tem que inserir sua data de nascimento antes de fazer o download de papéis de parede ou protetores de tela, assim como para participar de atividades de nossas marcas. Nossos anúncios e promoções nunca retratam menores de 12 anos desacompanhadas comendo balas e chocolates, nem as utilizamos como porta-vozes de nossas marcas.

Continuaremos a usar personagens famosos de nossas marcas, como os personagens M&M'S®, e não iremos criar personagens com apelo infantil para nossos chocolates, gomas de mascar ou balas. As ações e o discurso de nossos personagens M&M'S® são destinados a um público maior de 12 anos e nós continuamos a enfatizar suas personalidades maduras e características adultas.

O nosso Código de Marketing também define que Mars não colocará máquinas de venda automática oferecendo nossos chocolates e balas em escolas primárias, assim como não oferecerá materiais educativos com nossas marcas ou patrocinará eventos esportivos nestes locais, exceto quando relacionado a cuidados da saúde bucal e descarte responsável de gomas, alinhado a programas educativos ou de serviço público, ou quando solicitado pelas escolas.

Somos membro da International Food and Beverage Alliance (IFBA) coalizão das indústrias, onde as empresas associadas se comprometeram a adotar práticas de marketing comuns. O IFBA monitora o desempenho dos seus membros e uma empresa contratada audita uma amostra de dez países de todas as partes do mundo.

Além do nosso Código de Marketing global, firmamos compromissos de marketing específicos em diversos países. No Brasil, assinamos o Compromisso Brasileiro de Publicidade de Alimentos e Bebidas para Crianças, sendo público e formal para publicidade responsável, que incentiva a ação coletiva.

Marketing Digital

O marketing é cada vez mais interativo, por exemplo, incentivando os consumidores a gerar seu próprio conteúdo em nossos sites e usando outras páginas como Facebook e YouTube. Estamos trabalhando fortemente para garantir que utilizamos a mídia on-line e outros novos canais de forma responsável, visando respeitar e manter a confiança dos consumidores em nossas marcas. Respeitar a privacidade das pessoas e proteger as informações pessoais que nos foi confiado é a chave para isso. Seguimos o código de ética da Word of Mouth Marketing Association (WOMMA) para todas as campanhas de marketing digital.

5 Baseamos nosso Código de Marketing no relatório da Academia Nacional de Ciência, Marketing de alimentos para crianças e Juventude 2006: Ameaça ou Oportunidade? Este relatório concluiu que há "fortes evidências" de que a publicidade televisiva influencia as preferências alimentares e de bebidas e pedidos de compras de crianças com idades entre 2-11, e "evidência moderada" que a publicidade televisiva influencia as crenças de alimentos e bebidas de crianças com idades entre 2-11, e "evidências insuficientes" que a publicidade televisiva influencia as preferências, os pedidos de compra ou crenças de adolescentes com idades entre 12-18.