Ciência e Inovação

Bem-vindo ao universo da Ciência e Inovação da Mars. Como empresa, a Mars dedica-se a ser um exemplo ao mundo de como manter os recursos do planeta, por meio de mais trabalhos em pesquisa e sustentabilidade. Conheça aqui um pouco mais sobre nosso trabalho no Centro Mars de Ciência do Cacau e nossa Política de Pesquisa com Animais.

MCCS – Centro Mars de Ciência do Cacau

Nosso compromisso com a ciência do cacau ganha vida no Brasil

Desde 1982, o Centro Mars de Ciência do Cacau (Mars Center for Cocoa Science - MCCS), localizado na cidade de Barro Preto - Bahia, Brasil, tem se dedicado a pesquisas, em parceria com as comunidades federais, locais e ONGs que trabalham em uma ampla gama de questões envolvendo o cacau. O cacau já foi a maior commodity na Bahia, e a região chegou a alcançar a segunda posição entre os maiores exportadores de cacau do mundo, porém, no final da década de 1980, o setor cacaueiro do Brasil foi devastado por uma doença amplamente conhecida como Vassoura de Bruxa. Com os danos, a doença reduziu a produção do fruto em mais de 80%.

A Mars acredita que para o negócio continuar tendo sucesso em longo prazo, o fornecimento sustentável de cacau de alta qualidade é essencial. Com a crescente demanda pelo fruto e grande pressão econômica e ambiental, é necessário o aumento da produtividade deste tipo de matéria-prima, logo, o objetivo do Centro é fomentar a produção de cacau através de práticas agrícolas sustentáveis, como o sistema cabruca, que é um sistema de cultivo agroflorestal onde o cacaueiro se utiliza da sombra de outras árvores, fazendo com que o cultivo do cacau e a preservação da mata caminhem juntos.

Nossos cientistas estudam a biologia, a química e a genética do fruto, assim como os processos de clonagem e fermentação, a fim de aumentar a produção, sabor e resistência a doenças. Os pesquisadores também analisam os aspectos bioquímicos dos compostos do cacau, contribuindo na maneira como ele é utilizado pela Mars em seus produtos.

Um dos diferenciais do Centro Mars de Ciência do Cacau é a combinação do estudo do cacau ao ar livre com as pesquisas desenvolvidas em laboratórios fechados. O Centro de Pesquisa conta com unidades de estudos de genética, química, fisiologia, microbiologia e cultura de tecidos, que ajudam os cientistas a compreender melhor a planta do cacau, desde a germinação da semente até as amêndoas prontas para serem transformadas em chocolate – o que é convertido em conhecimento sobre como produzir cacau de maior qualidade, em maior quantidade.

A política da Mars para pesquisas com animais

No desenvolvimento do dia a dia dos nossos chocolates, gomas de mascar, confeitos, alimentos, bebidas e alimentos para animais de estimação não realizamos, apoiamos nem patrocinamos estudos que possam ferir animais. Isto representa a grande maioria de nossas atividades e produtos.

Em raríssimas ocasiões, precisamos introduzir uma nova matéria prima que não foi antes utilizada em alimentos. Exigências legais e regulatórias nos obrigam a comprovar a segurança e eficácia desta nova matéria prima. Nestes casos específicos:

  • Podemos patrocinar um número limitado de estudos envolvendo ratos, camundongos, peixes e outras espécies aquáticas.

  • Sempre atendemos, e em muitos casos excedemos, as exigências legais e regulatórias para o tratamento humanitário de animais em níveis locais, estaduais e nacionais.

  • Aplicamos o princípio amplamente aceito dos “3Rs” de reposição, redução e refinamento* ao esquema destes estudos de segurança e eficácia. Isto significa que tentamos substituir, sempre que possível, estudos animais por abordagens sem animal que atendam às exigências regulatórias, que procuramos usar o menor número de animais necessário para fornecer resultados cientificamente válidos e continuamente revisamos o cuidado tomado e os métodos utilizados para efetuar nossos estudos.

Conformidade

Em 2007 estabelecemos o Conselho de Revisão de Pesquisa com Animais Mars, um grupo internacional de especialistas internos e externos, para garantir que nossa pesquisa, e a pesquisa dos nossos parceiros, estejam em conformidade com esta política e que mantenhamos o mais alto padrão ético ao efetuar pesquisas envolvendo animais.

O Conselho de Revisão de Pesquisa com Animais Mars também assegura que apenas apoiemos iniciativas educacionais de universidades que estejam plenamente alinhadas com nossa política.

Para responder de forma apropriada e responsável a uma emergência de saúde ou segurança, o Conselho de Revisão de Pesquisas com Animais Mars pode aprovar exceções a esta política.



* Para mais informações sobre o princípio “3Rs” visite o site do The National Centre for the Replacement, Refinement and Reduction of Animals in Research (NC3Rs), uma organização científica independente incumbida pelo governo britânico de apoiar a aplicação dos 3Rs.

mars.com:brazil:pt:about mars:science innovation