Mars News

Gatos brasileiros disputam título mundial em campeonato na Áustria

Rocco e Mika, gatos da raça Persa que estreiam no World Cat Show, são grandes campeões no Brasil e recebem o apoio da ROYAL CANIN®

08/28/2017

Uma rotina cercada de cuidados, que vão desde uma alimentação de alta qualidade, focada na beleza da pele e pelagem, passando por banhos semanais e escovação diária: assim são tratados Rocco (3 anos) e Mika (2 anos), gatos da raça Persa do Gatil Daruma, localizado  em Sorocaba, interior de São Paulo. Ambos, que já acumulam os mais altos prêmios das competições brasileiras, como National Winner, Supreme Champion e Gato do Ano, agora têm um novo desafio: trazer para o Brasil o título de Campeão Mundial (World Winner), cada um em sua classe (Macho e Fêmea), dentro da categoria de gatos Persas, Exóticos e Ragdoll.

            O World Cat Show, que acontece nos próximos dias 29 e 30 de Outubro em Viena, na Áustria, é a maior competição mundial anual de beleza felina e recebe o patrocínio da ROYAL CANIN®, marca da Mars que é referência em Nutrição Saúde para gatos e cães.  “A saúde de qualquer animal começa por uma alimentação de extrema qualidade. A parceria com a ROYAL CANIN® é muito importante não só para o crescimento da participação brasileira em campeonatos internacionais, mas principalmente para mostrar aos criadores do Brasil e do mundo como um alimento de qualidade faz a diferença na vida de um gato”, afirma Alex Martins, proprietário do Gatil Daruma e tutor-criador do Rocco e da Mika.

O campeonato é aberto ao público e contará com 24 juízes, de 16 países diferentes. A participação de criadores brasileiros em campeonatos internacionais como este mostra que o nível de expertise da criação já se iguala ao dos europeus e norte-americanos, considerados os melhores breeders do mundo. “Esse é um dos eventos mais esperados pela comunidade de criadores. A parceria com criadores faz parte da essência da ROYAL CANIN®, uma vez que ele é o profissional que mais entende das particularidades e comportamentos das raças e contribuem, constantemente, para o aprimoramento de nossos alimentos”, ressalta Mariana Rocha, Gerente de Produto do Pilar Criador da Royal Canin Brasil.

O FIFe World Cat Show é realizado pela Federação Internacional de Felinos (Fédération Internationale Féline – FIFe). Para mais informações sobre a competição, acesso site.

 

Alimento específico para raça Persa

A ROYAL CANIN® é a única marca do mercado que oferece uma resposta nutricional precisa para a raça Persa, os alimentos KITTEN PERSIAN (filhotes) e PERSIAN (adultos). Devido a mandíbula braquicefálica, os felinos desta raça preendem o alimento com a parte inferior da língua e, por isso, necessitam de um croquete com formato diferenciado para  facilitar a preensão. Além disso, a combinação de nutrientes destes produtos tem o objetivo de nutrir a pele e pelagem, além de facilitar a eliminação das bolas de pelo através das fezes.

 

Pesquisa IBOPE Inteligência – Perfil do dono de gato

Em recente pesquisa encomendada pelo Instituto WALTHAM®, principal autoridade científica em nutrição e bem-estar animal, situada em Leicestershire, na Inglaterra, foi traçado o perfil do tutor de gatos brasileiro:

A pesquisa mostra que 61% dos tutores de felinos são mulheres, têm em média 40 anos e 62% moram em casas. Dos entrevistados, 48% acreditam que os felinos entendem o humor dos donos e 45% veem seus gatos como filhos, sendo a maioria desses respondentes, mulheres solteiras de até 40 anos.

Na fase qualitativa, destacaram-se como perfis dos tutores:

 

  •    Resignados – Queriam ter cachorro, mas acabaram tendo gato;
  •   Convertidos – Não pensavam em ter gato, mas agora são fãs (nunca tiveram gato, mas queriam uma experiência nova / um conhecido tem, acabou tendo contato, perdeu o preconceito e virou fã).

 

Entre as principais características dos gatos, de acordo com os tutores, destacam-se:

 

  •    São mais independentes;
  •    Mais fácil ter gato do que cachorro – motivação racional;
  •    Demandam menos atenção;
  •    São mais higiênicos;
  •    Mais econômicos;
  •    Autonomia do gato garante mais liberdade aos donos.

 

 

Dados gerais:

 

  •   48% dos tutores acreditam que os gatos entendem o seu humor;
  •   76% dos gatos da amostra dormem dentro de casa;
  •   94% dos tutores de gatos optam por alimentação seca / 69% por alimentação úmida.

 

 

    Especial mandíbulas braquicéfalas

Sobre ROYAL CANIN®

A multinacional Royal Canin é uma das maiores fabricantes mundiais de alimentos de alta qualidade nutricional para Gatos e Cães, com 13 fábricas no mundo e presente em 92 países. Desde sua fundação em 1968, considera sempre o Gato e o Cão em primeiro lugar e tem sua história focada no conhecimento e respeito por estes animais.

Em 2002, passou a fazer parte da Mars, Inc., líder mundial em alimentos para animais de estimação. A unidade brasileira da Royal Canin está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, desde 1990, e conta com o apoio logístico de 37 distribuidores exclusivos. Disponibilizam ao mercado mais de 150 alimentos, incluindo produtos específicos para raças, portes, idades, estilos de vida, necessidades específicas, cuidados especiais e auxiliares no tratamento de algumas doenças. Seus produtos estão disponíveis em canais especializados, entre os quais, clínicas veterinárias e pet shops, em mais de 15 mil pontos de vendas no Brasil.