Aug,2017

Referência mundial em bem-estar e interação humano-animal visita o Brasil e fomenta temática sobre os benefícios desta relação

Referência mundial em bem-estar e interação humano-animal visita o Brasil e fomenta temática sobre os benefícios desta relação

Dra. Sandra McCune compartilhou recentes pesquisas e apresentou o Centro de Nutrição e Bem-estar Animal WALTHAM™

 

Na última semana, o Brasil recebeu uma referência mundial em estudos sobre a interação humano-animal, Dra. Sandra McCune, pesquisadora e líder científica do Centro de Nutrição e Bem-estar Animal WALTHAM™ - localizado em Leicestershire, na Inglaterra, e parte da multinacional Mars, Incorporated. Durante duas palestras na cidade de São Paulo, a especialista apresentou, para cerca de 300 Médicos-Veterinários, os resultados de recentes pesquisas sobre bem-estar de cães e gatos e os benefícios da interação humano-animal. Ela também teve a oportunidade de compartilhar todo seu conhecimento em encontros com especialistas em bem-estar animal e professores e alunos do curso de Medicina Veterinária.

                                                                      

Dra. Sandra também apresentou todo pioneirismo da ciência originada em WALTHAM™ e destacou como se conectam com pesquisadores e entidades reguladoras de todo o mundo. “Temos muito orgulho de trabalhar em parceria com referências mundiais e o Brasil vem se destacando neste território, com pesquisas de alto nível de excelência e importância para a comunidade científica mundial”, contou.

 

Ela também trouxe detalhes sobre as principais linhas de estudos na área de petcare como imunidade, saúde do trato urinário, cuidado oral e da pele, necessidades energéticas, comportamento alimentar, e como toda essa expertise e conhecimento resultam no desenvolvimento dos produtos inovadores da Mars Petcare, impulsionando o compromisso da empresa de criar um “mundo melhor para os animais de estimação”.

 

Evento “Nutrição e bem-estar de cães e gatos” da Mars Pet Nutrition: 09 de agosto em São Paulo

 Dra. Sandra compartilhou com os Médicos-Veterinários presentes informações inéditas sobre bem-estar e posse responsável de animais, assim como recentes pesquisas na área de interação humano-animal, como um estudo que afirma que crianças com animais de estimação tendem a ter autoestima mais elevada, se sentem menos sozinhas e têm mais habilidades sociais, além de ajudar no desenvolvimento de crianças saudáveis com baixo índice de obesidade e propensão a alergias e asma. Falou ainda sobre a relação dos pets com idosos, onde estudos mostram que ter um cão aumenta o nível de atividade física, ajudando a manter a saúde durante o envelhecimento, além de diminuir os riscos de doenças cardíacas, depressão e estresse.

 

Dra. Manuela Fischer, Mestre e Doutora em Nutrição de Monogástricos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, também participou do evento e fez uma apresentação sobre a importância dos alimentos úmidos para os pets.

 

Ela destacou três principais benefícios da alimentação úmida. A alta palatabilidade, em função da umidade, do teor proteico e da gordura que está presente no alimento; o aumento na ingestão de água: uma dieta úmida tem em torno de 80% de água e isso é extremamente importante para a manutenção de um trato urinário saudável ou mesmo para aqueles animais que têm – eventualmente - recidivas de cálculos urinários; além da quantidade menor de calorias, que permite que o animal consuma um volume maior de alimento, se comparado com a alimentação seca.

A Médica-Veterinária também deu dicas de como fazer a mudança da alimentação seca para a úmida, que deve ser um processo gradual, feito sem pressa e respeitando a aceitação do animal. “Na primeira semana, o tutor deve adicionar uma única colher rasa do alimento úmido ao seco. Na próxima, mais uma colher e assim por diante. Essa troca deve acontecer ao longo de meses, para evitar, por exemplo, diarreias”, orienta a Dra. Manuela.

 Fórum Internacional ROYAL CANIN®, realizado em 12/08, em São Paulo

Em suas apresentações para os cerca de 200 Médicos-Veterinários presentes, a Dra. Sandra   compartilhou os benefícios da relação entre humanos e gatos, uma escolha de pet cada vez mais frequente entre os brasileiros. Ela abordou algumas curiosidades sobre como os felinos se comunicam com seus tutores através da linguagem corporal, incluindo olhares, posição de orelhas e do rabo, além de destacar resultados de pesquisas recentes que mostram os benefícios da convivência diária com o gato. Entre eles, estão desde aspectos relacionados diretamente com a saúde, como equilíbrio da pressão sanguínea e do colesterol e menos risco de ter ataque cardíaco, passando pela parte psicológica do ser humano, como a melhora do humor, menos solidão e depressão e o aumento da autoestima e do senso de competência pessoal.

 A Dra. Daniela Ramos, proprietária da Clínica Psicovet, Centro de Comportamento e Bem-Estar Animal de São Paulo, trouxe sua percepção sobre o importante papel do Médico-Veterinário na construção de um relacionamento sadio e respeitoso entre tutor e seu gato. “É de extrema importância respeitar a individualidade do felino. Boa parte deles não gosta de ser acariciada na barriga, por exemplo, e o tutor tem que entender isso – e pedir que outras pessoas que frequentem sua casa o façam também”, pontuou a especialista. Ela mostrou ainda algumas técnicas para deixar o gato menos estressado possível durante a ida a uma clínica veterinária.

 Os profissionais participantes também tiveram a oportunidade de ouvir a Dra. Marie-Anne Hours, membro do time de Pesquisa & Desenvolvimento da ROYAL CANIN® e responsável pelos conteúdos técnicos e suporte científico para projetos de inovação, em uma palestra focada em dermatologia. Ela compartilhou informações sobre os desafios em diagnosticar pets com alergias alimentares, os tratamentos possíveis e o importante papel da nutrição adequada, além de falar sobre as descobertas em dermatite atópica canina.

 

Com foco na área administrativa, os Médicos-Veterinários Renato Costa e Fabiano de Granville, que gerenciam duas importantes Clínicas Veterinárias no país - Animália, no Rio de Janeiro, e o Hospital Pompéia, em São Paulo, respectivamente - dividiram suas experiências e expertise no que diz respeito, principalmente, ao atendimento ao cliente.

 

 

Sobre o Centro de Nutrição Animal WALTHAM™

O Centro de Nutrição Animal WALTHAM™ é o principal centro científico da Mars Petcare dedicado à nutrição e bem-estar de cães, gatos, cavalos, pássaros e peixes e aos benefícios que proporcionam aos seres humanos. Localizado em Leicestershire, na Inglaterra, WALTHAM™ gera conhecimentos especializados que permitem o desenvolvimento de produtos inovadores que satisfazem de maneira prática as necessidades dos animais de estimação. O centro comemorou recentemente meio século, sendo o pioneiro de vários avanços importantes na área e tendo publicado acima de 600 trabalhos científicos revistos por pares. Atualmente, WALTHAM™ continua a colaborar com os principais institutos científicos do mundo, divulgando a visão da Mars Petcare de criar 'Um Mundo Melhor para os Pets' e fornecendo a ciência que é a base de marcas importantes da Mars como PEDIGREE®, WHISKAS®, ROYAL CANIN®, BANFIELD Pet Hospital, IAMS®, PERFECT FIT®, CESAR®, NUTRO®, SHEBA®, DREAMIES® e EUKANUBA®. 

Sobre a Mars, Incorporated

A MARS, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA®, M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, MASTERFOODS®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus cinco segmentos de negócio: Petcare (alimentos para animais de estimação), Chocolate, Balas e Gomas de Mascar, Alimentos, Bebidas e Simbiociência. Mais de 80 mil colaboradores de 78 países estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa: Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade, trabalhando, diariamente, para desenvolver um relacionamento mútuo com todos que se relaciona, buscando um crescimento do qual a empresa se orgulha.

Para mais informações sobre a Mars, Incorporated, por favor acesse www.mars.com.br 

Siga-nos também nas redes sociais: Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.

 

Mars Brasil | In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Tatiana Katibian (tatiana.katibian@inpresspni.com.br) – 3323-3796

Giordana Mucciolo (giordana.mucciolo@inpresspni.com.br) – 4871-1459

mars.com:brazil:en:press-center:press detail